sexta-feira, 15 de março de 2013

O nome de Isaac Asimov é onipresente ao se falar de ficção científica. Reconheço alguns de seus títulos na livraria, principalmente o que contam a história chamada de Fundação, uma de suas melhores narrativas que, dizem meus amigos, foi publicada no país de maneira contrária ao programado. Por isso, além da trilogia, é necessário ler mais alguns livros antes e depois para conhecer toda a história

Comprei um livro de ensaios do autor chamado Do Início ao Fim, para começar os estudos para minha monografia. Escolhi analisar O Jogo do Exterminador, de Orson Scott Card, e realizar uma análise geral de sua história. O futuro de uma suposta Terra invadida por alienígenas, a dominação do governo com regras rígidas a ser cumpridas, e a relação entre povos e a falta de comunicação entre eles que gera o choque mais definitivo na história.

Escolhi começar com os ensaios de Asimov por ser um escritor que todos afirmam ser excelente prosador em qualquer assunto que caia em sua mão. Nesse livro em questão, o autor reúne diversos ensaios dispersos tendo como tema central a evolução da narração científica.

O prefácio curto é uma apresentação deliciosa. Asimov explica sua compulsão em escrever, enumerando os motivos que o levam a refletir sobre assuntos diversos. Conversa diretamente com o leitor novato dizendo que seu estilo é composto por uma camada de cordialidade e, caso o leitor não goste, que pare de ler o livro. Como escritor, ele prefere perder um lucro da venda do livro do que entristecer um leitor. Assim, brevemente, expõe sua relação com seus leitores de maneira íntima.

O livro é divido em três partes. Passado. Presente. Futuro.

No primeiro artigo de Passado, Asimov relembra a personagem Cirrano de Bergerac, afirmando que a personal real que existiu era tão excitante quanto a personagem de Rostand. Mas os livros a respeito deixaram de lado um elemento importante em sua história. Bergerac seria um dos primeiros a escrever uma história de ficção científica, que foi descoberta após sua morte e, assim, publicada na íntegra.
Era uma época antes de Newton, antes de postulações e, em seu romance, o autor descreve maneira de se chegar a lua. Seis delas sao absurdas, talvez conveniente com uma época em que nada se sabia, além de acreditar que entre o céu e a lua existia correntes de ar. Porém, a sétima questão, grifa Asimov propunha colocar em um veículo foguetes. Sem saber, Bergerac compreendeu por intuição a força que um foguete promoveria e que poderia chegar a lua.

O prmeiro capitulo é só uma pequena ponderação, mas traça com certo interesse o começo de uma jornada na ficção científica.


Nenhum comentário: